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Antigamente programas de computador eram todos executados no processador, ou CPU, a placa de vídeo apenas calculava os valores de cores para pixel da tela que iria aparecer, esses cálculos eram feitos com muito paralelismo pois havia independência entre os resultados, cada pixel era calculado a partir de informação dos valores dos pixeis vizinhos em tempo anterior, de fontes de luz, etc. Se tornou claro que esse paralelismo poderia ser útil para programas de propósito geral, mas as placas de vídeo precisavam dar o suporte a este tipo de programa.
 
Antigamente programas de computador eram todos executados no processador, ou CPU, a placa de vídeo apenas calculava os valores de cores para pixel da tela que iria aparecer, esses cálculos eram feitos com muito paralelismo pois havia independência entre os resultados, cada pixel era calculado a partir de informação dos valores dos pixeis vizinhos em tempo anterior, de fontes de luz, etc. Se tornou claro que esse paralelismo poderia ser útil para programas de propósito geral, mas as placas de vídeo precisavam dar o suporte a este tipo de programa.


A primeira placa com o suporte necessário para este tipo de programação foi a GeForce 8800 GTX, que por ter tais adaptações para o uso chamamos de GPU (Grapihcs Process Unit), ela foi construída com a arquitetura CUDA(Compute Unified Device Architecture) da NVIDIA. Esta arquitetura inclui alguns novos componentes de hardware apenas para o processamento de GPU e diminui muitas das limitações que impediam as versões anteriores de placas de vídeo se serem uteis para a computação de propósito geral.
A primeira placa com o suporte necessário para este tipo de programação foi a GeForce 8800 GTX, que por ter tais adaptações para o uso chamamos de GPU (Grapihcs Process Unit), ela foi construída com a arquitetura CUDA(Compute Unified Device Architecture) da NVIDIA. Esta arquitetura inclui alguns novos componentes de hardware apenas para o processamento de GPU e diminui muitas das limitações que impediam as versões anteriores de placas de vídeo se serem uteis para a computação de propósito geral.

Edição das 19h53min de 31 de março de 2014


Antigamente programas de computador eram todos executados no processador, ou CPU, a placa de vídeo apenas calculava os valores de cores para pixel da tela que iria aparecer, esses cálculos eram feitos com muito paralelismo pois havia independência entre os resultados, cada pixel era calculado a partir de informação dos valores dos pixeis vizinhos em tempo anterior, de fontes de luz, etc. Se tornou claro que esse paralelismo poderia ser útil para programas de propósito geral, mas as placas de vídeo precisavam dar o suporte a este tipo de programa.

A primeira placa com o suporte necessário para este tipo de programação foi a GeForce 8800 GTX, que por ter tais adaptações para o uso chamamos de GPU (Grapihcs Process Unit), ela foi construída com a arquitetura CUDA(Compute Unified Device Architecture) da NVIDIA. Esta arquitetura inclui alguns novos componentes de hardware apenas para o processamento de GPU e diminui muitas das limitações que impediam as versões anteriores de placas de vídeo se serem uteis para a computação de propósito geral.